segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Relacionamento


Certa tarde, estava em uma lanchonete com a minha família quando ouvi uma pessoa gritar e esbravejar com a garçonete. Talvez por um erro na conta ou por ela ter trazido o prato errado, não sei ao certo. Mas a agressividade do cliente foi tanta que a jovem atendente não se conteve e começou a chorar. Seu gerente saiu imediatamente em seu auxílio, respondendo à agressão do cliente da mesma forma. Não pude deixar de observar esta triste cena. O interessante é que reconheci o cliente. Era um representante farmacêutico que me visitava em meu consultório. Ele também me reconheceu e me cumprimentou meio sem jeito, porque sabia que tinha sido extremamente mal-educado e arrogante. Depois disso, não permiti mais que me visitasse e ele acabou perdendo um excelente cliente.

Este episódio demonstra claramente que ser educado e gentil com qualquer pessoa é uma obrigação. Esteja você a trabalho ou não, a agressividade nunca se justifica, menos ainda para um vendedor. Ser cortês não vai ajudá-lo sempre a ganhar um novo cliente, mas maltratar alguém, com certeza, vai prejudicá-lo de tantas formas que nem é possível imaginar.

Aquela situação me lembrou a história da Casa dos Mil Espelhos. Um pequeno cãozinho soube da existência da casa e resolveu visitá-la. Lá chegando, saltitou até a porta, feliz, abanou o rabinho e, para a sua surpresa, mil outros cãezinhos fizeram o mesmo. Então, abriu um enorme sorriso e recebeu outros mil sorrisos em retribuição. Quando saiu da casa, pensou: “Que lugar maravilhoso! Voltarei sempre!”.  Naquele mesmo vilarejo, havia um outro cãozinho, que não era tão feliz quanto o primeiro, mas que também resolveu ir à tal casa. Escalou lentamente a escada e olhou de forma hostil através da porta. Mil olhares hostis apareceram diante dele. Ao vê-los, mostrou os dentes e rosnou. Mil cãezinhos rosnaram e mostraram os dentes para ele. Quando saiu da casa, foi taxativo:  Que lugar horrível! Nunca mais volto aqui!”.

Esta fábula nos faz lembrar que todos os rostos do mundo são como espelhos, aptos a refletirem aquilo que você oferece a eles. Cabe a nós incentivar as pessoas a reagirem a nossos estímulos. Resultados de uma pesquisa recente mostram que, para 45% dos médicos, um bom vendedor é aquele que tem a capacidade de se tornar um amigo. Isto é verdade também em quase todos os setores, comprovando que quando se estabelece um relacionamento de amizade harmonioso e de prestação de serviço o cliente desenvolve uma motivação social para receber e dar atenção ao vendedor. Em outras palavras, as pessoas tendem a comprar de pessoas que confiam e das quais gostam.

Outros estudos de mercado mostram que 50% dos clientes possuem um vendedor favorito, cujos produtos têm a sua preferência na decisão da compra. Quando questionados com mais profundidade, os clientes apontaram o relacionamento com o vendedor como a principal razão.

Portanto, seja positivo e amigo, que isso vai ajudar muito nos seus relacionamentos.

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