segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Ócio criativo


Neste capítulo, vou aparentemente me desviar um pouco do tema Vendas. Todos nós, um dia ou outro, deixamos o espírito vagar. Exercitamos nosso corpo para mantê-lo tonificado e saudável. Mas o que estamos fazendo por nossa mente e espírito? Nosso ser interior necessita do mesmo tipo de atenção.

Eu também acredito que somos seres espirituais passando por uma experiência material, daí a importância da espiritualidade em nossas vidas. Não estou falando aqui de religiosidade, que, muitas vezes, acaba em fanatismo, com consequências desastrosas. Estou falando em acreditar em algo, seja numa energia ou num ser superior. Assim como o exercício é importante para se manter ativo, também se deve exercitar a mente, o coração e o espírito.

Espiritualidade é adentrar no poder espiritual e num mundo de felicidade.

Está comprovado cientificamente que a adequada prática espiritual contribui decisivamente para a saúde física e mental. Mens sana in corpore sano.

O primeiro passo é assumir um compromisso consigo mesmo. Reserve um tempo para avaliar e pensar: “o que estou fazendo e para onde estou indo?”. Não pense nesse tempo simplesmente como ócio, mas como ócio criativo. O tempo gasto com uma autoavaliação pode nos ajudar a ser mais eficientes profissionalmente, influindo beneficamente em nossas metas e atividades. Algumas vezes, um período de honesta introspecção proporciona um intervalo restaurador. Outras vezes, entretanto, necessitamos de uma mudança drástica de ritmo e de trabalho. Novas experiências e interesses adicionam riqueza e profundidade a nossa vida. E não precisamos aguardar a aposentadoria para ir ao encalço dos nossos sonhos.

Um representante de Vendas interessou-se por pesca, tomando como inspiração um livro deixado numa cadeira vazia. Sua curiosidade logo se transformou em fascínio. Agora ele passa as férias pescando. Tanto suas Vendas quanto seus ganhos aumentaram substancialmente. Seu novo interesse adicionou frescor e alegria a sua aparência, traduzindo-se em mais eficiência. Outro realizou o sonho de tocar violão.  O resultado foi o mesmo.

Viajar é outra forma de se recompor e relaxar. Durante as férias, não pense no trabalho. Dedique-se a desfrutar ambientes diferentes e novas experiências. Planeje a viagem com antecedência. Deste modo, você poderá já se divertir com a expectativa e o planejamento da viagem. Enquanto estiver longe, tire fotos, escreva um diário, desenvolva um novo hobby ou faça novos amigos. Tente adicionar uma dimensão que lhe permitirá saborear novamente a experiência quando estiver de volta ao trabalho.

Algumas vezes, não precisamos ir a lugar algum. A leitura sempre foi minha forma favorita de relaxar. Sou capaz de viajar, explorar novas culturas, fugir para o mundo fascinante da ficção e do mistério sentado em minha poltrona.

Aprenda algo novo! Experimente romances, biografias e o mundo da poesia. Você ficará fascinado com o quanto uma boa leitura pode afetar o seu desenvolvimento pessoal e a sua personalidade, sem mencionar as suas Vendas. Sim, pode acreditar! Você não somente estará se protegendo contra o estresse e as tensões diárias, mas, também, terá o conhecimento que o capacitará a melhorar o seu relacionamento com as outras pessoas.

Muitas das nossas necessidades pessoais podem ser satisfeitas dentro de nossa própria família. Seus membros são, quase sempre, nossos defensores mais leais. Uma conversa profunda com alguém que se importa conosco é uma das formas mais eficientes de nos livrarmos de algumas frustrações ou dificuldades depois de um dia atribulado de trabalho. Sem duvida, é como uma terapia.

Um dia inteiro com a família pode ser relaxante e agradável. Observar uma criança se esforçando para aprender a jogar futebol ou criando um projeto de Ciências pode nos fazer pensar o que é importante em nossas vidas.

Um provérbio zen-budista ensina a importância das coisas simples em nossa vida: “No início,  carregar água e cortar lenha; depois de atingir o estado de iluminação, cortar lenha e carregar água”.

Muitos sonhos e desejos de infância só podemos realizar na fase adulta.  Quando criança, eu adorava autorama e, depois de adulto, me pego competindo com o meu filho. Além de trazer recordações prazerosas, sinto uma imensa satisfação de poder realizar um sonho de infância. Particularmente, gosto de caminhar. Ao caminhar, muitas ideias vêm à cabeça, como se estivesse meditando. Muitas vezes, as soluções surgem de forma natural e espontânea para os meus problemas e preocupações.

Após um dia estressante, um momento de relaxamento pode ajudar muito. Procure sentar-se confortavelmente e relaxe todos os músculos do corpo. Estando relaxado, dirija o pensamento a lugares em que gostaria de estar, como, por exemplo, uma praia, um recanto que lhe traz boas recordações ou qualquer lugar que seja calmo e tranquilo. Permaneça assim pelo tempo que julgar necessário: dez, quinze, vinte minutos.

Outra forma de relaxar é respirar profundamente, sentindo o ar se dirigir à base do pulmão e expandir o abdome. Retenha o ar por alguns instantes e expire-o todo pela boca ou nariz. Imagine cada inspiração recebendo um ar carregado de paz e tranquilidade. Os iogues sugerem seis segundos para a inspiração, seis para a expiração e três para as retenções dos pulmões cheios ou vazios.

Muitos problemas resolvi caminhando, pois as ideias surgiram pelo simples fato de estar relaxado e divagando ao caminhar. Às vezes, uso a técnica da respiração enquanto caminho. Enfim, não importa o que você decida fazer para relaxar e se recompor, desde que reserve um tempo para pensar no que é bom para você. Assuma um compromisso consigo mesmo e, então, faça com que aconteça! O impacto na sua satisfação pessoal e no seu rendimento profissional será indiscutível!

Nenhum comentário: