Dedicação
é um dos bens mais valiosos do vendedor. O efeito cumulativo de colocar o
interesse do cliente em primeiro lugar faz com que o representante seja
lembrado. É o relacionamento humano que foi estabelecido e que continuará durante
a associação profissional. A dedicação sempre precede o representante nos novos
relacionamentos de Vendas, por meio de recomendações e durante toda a sua
carreira. Para ter dedicação, o
representante deve deixar de lado o próprio interesse e concentrar-se no
cliente, fazendo com que as necessidades dele sejam prioridade.
Desenvolver
uma personalidade que atraia as pessoas, que faça com que a sua presença se
torne agradável e desejável, constitui importante elemento para o sucesso.
Contribui para uma atmosfera agradável, revelando uma personalidade feliz,
descontraída, otimista e com bom senso de humor.
A
venda se torna mais fácil em um ambiente prazeroso.
Atitude
mental positiva é demonstrada pelo tom de voz e expressão corporal. Os clientes
tendem a se afastar de pessoas negativas, deprimidas, ranzinzas, descorteses e
arrogantes. O comportamento deve incluir
um sincero interesse pelos outros.
A
promoção de Vendas é, na realidade, uma prestação de serviço. Nunca se esqueça disso!
Os vendedores devem sempre se colocar no lugar dos clientes para entender as suas
necessidades e preocupações. As soluções para muitas objeções podem ser
alcançadas por meio do verdadeiro entendimento das restrições com as quais o
cliente tem de lidar.
Trabalhar
com clientes, como já foi dito, significa respeitar seu horário, ser confiável,
demonstrar tato, cortesia, pontualidade e boas maneiras. É importante também
dar seguimento ao trabalho. Em outras palavras, o representante deve se
assegurar de que o cliente esteja completamente satisfeito e munido de todas as
informações necessárias para a tomada de decisão.
Mesmo
que o representante não consiga atingir o seu objetivo, é igualmente necessário
que ele prossiga, garantindo que todas as perguntas do cliente sejam
respondidas. Pequenos detalhes podem demonstrar a sua dedicação – como enviar
um cartão de aniversário ou de desejo de melhoras, elogiar a decoração do seu
escritório, expressar interesse pelos seus hobbies
ou cumprimentá-lo pelas suas realizações, mas sempre de maneira natural e
autêntica. Lembre-se que, para se tornar um vencedor, essas qualidades têm de
estar internalizadas, fazendo parte da sua maneira de ser. É até possível,
inicialmente, enganar as pessoas por meio de comportamentos falsos, mas não
dura muito tempo. Se feitas com sinceridade e honestidade, todas essas atitudes
contribuem para demonstrar ao cliente que você o respeita e se dedica a ele.
Ademais,
é recomendável aproveitar todas as oportunidades visando estabelecer bons
relacionamentos e criar uma rede de contatos que possa ajudar na realização dos
seus objetivos: atuar em entidades de classe, clubes e outros grupos;
participar de congressos, seminários, palestras, recepções; aceitar convites
para almoços, jantares e coquetéis. Mas atente para um detalhe muito
importante: não busque manter esses contatos apenas quando estiver necessitando
de algo. É preciso haver reciprocidade, o que requer uma personalidade otimista
e positiva. A melhor forma de expandir a sua rede de clientes é por meio de
recomendações.
Nunca
me esqueço de um excelente vendedor que todo ano viajava para lugares
diferentes, na maioria das vezes como prêmio pelos resultados de Vendas. Ele sempre
enviava um cartão postal aos clientes, agradecendo o apoio recebido, pois, no
fundo, havia sido graças a eles que conquistara a viagem. Humildade em
reconhecer e agradecer o apoio recebido ajuda a manter e melhorar o
relacionamento.
Gosto
muito da analogia chamada “1 grau centígrado de diferença”. Aprendemos que a
água entra em ebulição aos 100 graus centígrados. Mesmo atingindo 99 graus, a
água não ferve. É apenas um grau a mais que faz toda a diferença para
transformar a água no vapor que pode mover uma locomotiva. Dedicação é isso, ir
além do habitual, é aquele 1 grau a mais de esforço que separa o bom do
excelente. Muitas vezes, dependemos apenas de 1 grau para que possamos
vencer, superar desafios, ser melhores
do que os concorrentes. Muitas vezes, o vendedor atinge 99% da sua cota, mas
perde o bônus por não ter atingido os 100%, restando a sensação de que nadou,
nadou e morreu afogado na praia.
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