segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Considerações sobre "Você, Vendedor"

No livro "Você, Vendedor", que lancei em dezembro de 2011, não tive outro interesse que não o de compartilhar histórias que me marcaram, histórias que vivenciei, experiências que me modificaram, aprendizados que me foram de grande valia, incluindo boas conquistas e até mesmo derrotas, também essenciais para construir uma carreira. Aprendi muitas lições pelo caminho.

Começaram em casa, quando era muito jovem, absorvendo valores que nossos pais nos ensinam e que depois vemos quanta diferença fazem. Depois veio a atuação como líder estudantil e presidente do Centro Acadêmico da Faculdade de Medicina que cursei. Ter criado e editado o jornalzinho universitário em plena época da ditadura militar foi, definitivamente, um aprendizado ímpar. Depois, o primeiro desafio, o segundo, o terceiro, o seguinte e todos os demais, que tanto me ensinaram. Um aprendizado contínuo!
Todas essas experiências me mostraram o quanto é importante ter metas claras e objetivas. Aprendi que faz diferença, sim, tê-las por escrito, inclusive.
Igualmente, me mostraram que é importante sonhar. E aprendi que sonhos não passam de sonhos se não tivermos um plano de ação para torná-los realidade, sempre primando pelo entusiasmo, dedicação e, principalmente, pela paixão. O começo é a parte mais importante de qualquer tarefa. Ter a coragem de dar o primeiro passo faz toda a diferença. Atitude e Positivismo são palavras que realmente me movem! Meus amigos me chamam de “Dr. Sim”, porque o “não” é algo que me incomoda muito. A expressão “Eu não posso”, eu a enterrei já faz muito tempo! E quando me pedem dicas para o sucesso profissional, eu ressalto:
·        Seja sempre um eterno aprendiz. Nunca pare de estudar e aprender. Leia livros, faça cursos, especialize-se.
·        Tente visualizar o que você espera das suas interações.
·        Comprometa-se em ser melhor a cada dia. Procure todo dia uma forma de aprimorar o que você faz.
·        Lembre-se de que nada substitui o trabalho e a dedicação quando o assunto é atingir metas.
·        Evite desculpas. O pescador volta para casa com ou sem o peixe. Sua família come ou fica sem comer. Desculpas não enchem barriga.
·        Nunca desista:  persistência é o caminho para o sucesso.
·        Procure sempre avaliar os detalhes e muna-se de informações para tomar decisões. Se errar, não desanime; aproveite para aprender com os erros.
·        Mantenha-se focado. Não perca tempo com distrações.
·        Seja diferente, inove, crie, ouse. Mesmice é a fórmula da mediocridade.
·        Comunique-se, comunique-se, comunique-se! Esta é a melhor forma de entender as coisas, as pessoas e você mesmo.
·        Sorria, sorria muito. Não custa nada e vale tanto! (Para mim, valeu até o apelido de Silvio Santos).
·        Gaste menos tempo pensando quem está certo e mais tempo decidindo o que é certo.
·        Evite criticar. Na grande maioria das vezes, só atrapalha e, pior, não faz bem para a alma.
·        Procure oportunidades para fazer as pessoas se sentirem importantes e reconhecidas pelo que fazem de bom.
·        Sempre que precisar de ajuda, peça. Este é um sinal de força, não uma fraqueza.
·        Acredite que nada é impossível e que, se você pode sonhar, também pode atingir.
·        Viva apaixonado!

Nenhum comentário: