Demorei
muito tempo para entender a importância do amor no relacionamento profissional,
principalmente em Vendas. Quando jovem, sempre acreditei que o amor era para
ser dado apenas às pessoas especiais, de quem gostamos muito, àquelas com quem
temos mais do que um simples relacionamento, como, por exemplo, membros da
nossa família ou alguém por quem nos apaixonamos. Ao longo dos anos em que
exerci a Medicina, sempre tive muito carinho para com os meus pacientes. E os
tratei bem, com muito respeito, dedicação e atenção. Mas não poderia dizer,
sinceramente, que os amava!
Acreditava
que amor era algo sublime, mais do que especial, reservado às pessoas especiais
e importantes para mim. Como eu poderia misturar este sentimento tão forte e
íntimo com o lado profissional? Mas tudo isso mudou no dia em que uma jovem
paciente foi internada na Unidade de Terapia Intensiva em que eu era
responsável. Tratava-se de uma estudante que havia sofrido um grave acidente de
carro e estava entre a vida e a morte. Foi então que descobri que era possível,
sim, sentir amor por uma pessoa desconhecida. Como o seu estado de saúde era
muito grave, dediquei-me totalmente a ela. Eu sabia que o sucesso do tratamento
dependia dos primeiros dias e que tirá-la do estado de coma era fundamental.
Dias e noites se passaram e eu não sabia mais a diferença, pois não saía de
dentro da UTI. Repetia várias vezes, para mim mesmo, que iria salvar a jovem. Assim,
mantive meus pensamentos e minhas atitudes de maneira positiva, fazendo o mesmo
com todos da minha equipe. Observei que,
quanto mais a paciente melhorava, mais eu me dedicava a ela. Foi indescritível a
alegria que tive ao vê-la abrir os olhos
depois de várias semanas em coma.
Não
tenho a menor dúvida que o poder do amor salvou aquela menina. Foi o que me
levou a dedicar horas e horas sem descanso, sem sentir cansaço, mantendo-me sempre
positivo e certo de que ela sobreviveria. O amor incondicional, genuíno, que
senti naquela situação, foi a força propulsora para eu me dedicar tanto. Foi
esse poder que me energizou a ponto de superar todos os obstáculos e
adversidades, sempre feliz e com um sorriso nos lábios.
Descobri
que amar as pessoas faz mais bem para quem ama do que para quem é amado. Descobri
que, se utilizasse esta energia com todos os meus pacientes, eu seria um médico
melhor, mais dedicado, mais confiante e, assim, aumentaria as chances de
curá-los. Mais tarde, quando tive meus filhos, entendi realmente o que é ter
amor incondicional. O amor pelos nossos filhos é tão intenso e incondicional
que não importa o que façam de errado – nunca será motivo suficiente para mudar
nosso sentimento. Tudo aceitamos, nos esforçamos para entender as suas atitudes
e, muitas vezes, até procuramos justificá-las. Sempre encontramos uma maneira
positiva para corrigir os seus erros. Temos interesse em educá-los,
desenvolvê-los, prepará-los para a vida, e sempre queremos só o bem deles. E,
de tanto amor que damos, invariavelmente vão se tornar boas pessoas e exitosas
na vida.
Foram
essas experiências que me ensinaram e me motivaram a aplicar em Vendas essa
poderosa força, que quebra toda e qualquer barreira. Hoje estou mais do que
certo de que vender também é um ato de amor! Sempre que falo sobre amor em
minhas palestras, as pessoas me olham como se eu fosse um extraterrestre. Elas não
conseguem entender o que o amor tem a ver com negócios, menos ainda com Vendas.
Mas
repito: amor é parte integrante de nossas vidas e está relacionado com tudo que
fazemos. Amor é tudo o que precisamos, como muito bem diz a música de Paul
McCartney, Love is all we need!
Uma
pessoa pode ser rica mesmo sem ter dinheiro, se tiver ao seu lado pessoas que a
amam, mas pode ser miserável, ainda que milionária, se a solidão for a sua
companheira. Estou falando aqui deste poder maravilhoso, oculto e até agora
ainda não descoberto pela maioria dos vendedores.
O
amor é um grande segredo para se obter sucesso em tudo o que fazemos. É a
energia positiva que emanamos e que transforma as pessoas e abre as portas dos
corações. Se você conseguir utilizar o amor em suas interações com os clientes,
tenha certeza de que suas Vendas se multiplicarão exponencialmente. Quando se
tem amor pelo cliente, não existe espaço para rejeição, medo ou desânimo.
Por
melhor que seja um vendedor, bem treinado, conhecedor profundo do seu produto,
possuidor de excelentes técnicas de Vendas, ele jamais atingirá todo o seu potencial
se não vender com amor. Ter amor pelo cliente significa gostar dele, ser
honesto, não enganá-lo, ajudá-lo a tomar a melhor decisão possível. Para ele, não
para você. Que o produto que você deseja vender seja um benefício real para o
seu cliente, pois, se não for... não venda!
O
amor é a maior ferramenta que um bom vendedor pode ter. É imbativel, não existe
cliente que resista a esta poderosa energia. Reitero: com amor vence-se a
rejeição, transforma-se inimigos em amigos e, mais do que isso, transforma-se
amigos em irmãos. O amor quebra barreiras, suspeitas, dúvidas, e cria pontes
nos corações que facilitam a entrada em suas almas. É o amor que faz superar a
solidão do dia a dia.
Quando
Presidente de uma grande empresa farmacêutica, resolvemos publicamente
demonstrar nosso amor pelos nossos clientes. Adesivos foram produzidos e
colocados nos vidros dos carros de todos os colaboradores da empresa. Diziam: Nós amamos nossos médicos. A
iniciativa não pretendia nada mais do que convidar todos a vivenciarem a
cultura da empresa, de excelência na prestação de serviços e de verdadeiro
carinho e respeito pelos médicos.
Em
cada encontro, seja com quem for, dirija-se a essa pessoa mentalmente e, em
silêncio, diga: “Eu te amo”. O simples
fato de dizer algo positivo vai fazer com que o seu corpo libere endorfinas.
Seus olhos vão brilhar, seus lábios sorrirão e, com certeza, um bem-estar muito
grande invadirá o seu corpo. E quem vai dizer “não” quando sentir toda esta
energia positiva, a sinceridade e o seu interesse em realmente ajudar?
Não
esqueça: ninguém consegue dar amor se não tiver amor dentro do coração. Você
tem que se amar antes de dar amor. Acredito que ter amor incondicional pelo
cliente é a forma mais eficaz de criar e manter excelentes relacionamentos, por
uma razão muito simples: você vai se dedicar totalmente, assumir
responsabilidades e se comprometer com o sucesso total desse relacionamento. Volto
a usar um exemplo que é muito conhecido pela maioria das pessoas – o amor
incondicional dos pais pelos filhos. A maioria dos pais sabe da importância de se
ter um ótimo relacionamento com os filhos. Mas como eles fazem isso?
1º) Procuram descobrir tudo que os levem a ter um
excelente relacionamento com os filhos. De posse desta informação, começam a transformá-la
em ação.
2º) Procuram saber o que motiva os filhos, as coisas de
que gostam e não gostam, e concentram-se nas coisas que os filhos mais apreciam.
3º) São os pais que assumem total responsabilidade
pelo sucesso do relacionamento, ou seja, por terem amor incondicional, se
dedicam de corpo e alma a esse relacionamento. Tratam os filhos com respeito e
bondade, independentemente se merecem ou não.
4º) Não deixam que nada de negativo que os filhos digam
ou façam venha a afetá-los, procurando sempre ver o lado positivo do que foi
dito, ignorando o lado negativo, sempre mantendo a ternura, o amor e o carinho.
5º) Nunca esperam nada em troca e, para isso, procuram
manter as suas expectativas de reconhecimento próximas de zero, pois assim
nunca se decepcionarão.
O
curioso e, talvez, um grande paradoxo, é que toda vez que se assume a
responsabilidade pelo relacionamento, a outra pessoa, frequentemente, também acaba
fazendo o mesmo. Assim, o retorno e o reconhecimento são totais. Experimente
trazer isso para a sua vida e para a sua realidade profissional. Toda vez que
apliquei o principio do amor incondicional com meus clientes, o relacionamento superou
minhas expectativas e o sucesso foi garantido!
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