segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Amor incondicional


Demorei muito tempo para entender a importância do amor no relacionamento profissional, principalmente em Vendas. Quando jovem, sempre acreditei que o amor era para ser dado apenas às pessoas especiais, de quem gostamos muito, àquelas com quem temos mais do que um simples relacionamento, como, por exemplo, membros da nossa família ou alguém por quem nos apaixonamos. Ao longo dos anos em que exerci a Medicina, sempre tive muito carinho para com os meus pacientes. E os tratei bem, com muito respeito, dedicação e atenção. Mas não poderia dizer, sinceramente, que os amava!

Acreditava que amor era algo sublime, mais do que especial, reservado às pessoas especiais e importantes para mim. Como eu poderia misturar este sentimento tão forte e íntimo com o lado profissional? Mas tudo isso mudou no dia em que uma jovem paciente foi internada na Unidade de Terapia Intensiva em que eu era responsável. Tratava-se de uma estudante que havia sofrido um grave acidente de carro e estava entre a vida e a morte. Foi então que descobri que era possível, sim, sentir amor por uma pessoa desconhecida. Como o seu estado de saúde era muito grave, dediquei-me totalmente a ela. Eu sabia que o sucesso do tratamento dependia dos primeiros dias e que tirá-la do estado de coma era fundamental. Dias e noites se passaram e eu não sabia mais a diferença, pois não saía de dentro da UTI. Repetia várias vezes, para mim mesmo, que iria salvar a jovem. Assim, mantive meus pensamentos e minhas atitudes de maneira positiva, fazendo o mesmo  com todos da minha equipe. Observei que, quanto mais a paciente melhorava, mais eu me dedicava a ela. Foi indescritível a alegria  que tive ao vê-la abrir os olhos depois de várias semanas em coma.

Não tenho a menor dúvida que o poder do amor salvou aquela menina. Foi o que me levou a dedicar horas e horas sem descanso, sem sentir cansaço, mantendo-me sempre positivo e certo de que ela sobreviveria. O amor incondicional, genuíno, que senti naquela situação, foi a força propulsora para eu me dedicar tanto. Foi esse poder que me energizou a ponto de superar todos os obstáculos e adversidades, sempre feliz e com um sorriso nos lábios.

Descobri que amar as pessoas faz mais bem para quem ama do que para quem é amado. Descobri que, se utilizasse esta energia com todos os meus pacientes, eu seria um médico melhor, mais dedicado, mais confiante e, assim, aumentaria as chances de curá-los. Mais tarde, quando tive meus filhos, entendi realmente o que é ter amor incondicional. O amor pelos nossos filhos é tão intenso e incondicional que não importa o que façam de errado – nunca será motivo suficiente para mudar nosso sentimento. Tudo aceitamos, nos esforçamos para entender as suas atitudes e, muitas vezes, até procuramos justificá-las. Sempre encontramos uma maneira positiva para corrigir os seus erros. Temos interesse em educá-los, desenvolvê-los, prepará-los para a vida, e sempre queremos só o bem deles. E, de tanto amor que damos, invariavelmente vão se tornar boas pessoas e exitosas na vida.

Foram essas experiências que me ensinaram e me motivaram a aplicar em Vendas essa poderosa força, que quebra toda e qualquer barreira. Hoje estou mais do que certo de que vender também é um ato de amor! Sempre que falo sobre amor em minhas palestras, as pessoas me olham como se eu fosse um extraterrestre. Elas não conseguem entender o que o amor tem a ver com negócios, menos ainda com Vendas.

Mas repito: amor é parte integrante de nossas vidas e está relacionado com tudo que fazemos. Amor é tudo o que precisamos, como muito bem diz a música de Paul McCartney, Love is all we need!

Uma pessoa pode ser rica mesmo sem ter dinheiro, se tiver ao seu lado pessoas que a amam, mas pode ser miserável, ainda que milionária, se a solidão for a sua companheira. Estou falando aqui deste poder maravilhoso, oculto e até agora ainda não descoberto pela maioria dos vendedores.

O amor é um grande segredo para se obter sucesso em tudo o que fazemos. É a energia positiva que emanamos e que transforma as pessoas e abre as portas dos corações. Se você conseguir utilizar o amor em suas interações com os clientes, tenha certeza de que suas Vendas se multiplicarão exponencialmente. Quando se tem amor pelo cliente, não existe espaço para rejeição, medo ou desânimo.

Por melhor que seja um vendedor, bem treinado, conhecedor profundo do seu produto, possuidor de excelentes técnicas de Vendas, ele jamais atingirá todo o seu potencial se não vender com amor. Ter amor pelo cliente significa gostar dele, ser honesto, não enganá-lo, ajudá-lo a tomar a melhor decisão possível. Para ele, não para você. Que o produto que você deseja vender seja um benefício real para o seu cliente, pois, se não for... não venda!

O amor é a maior ferramenta que um bom vendedor pode ter. É imbativel, não existe cliente que resista a esta poderosa energia. Reitero: com amor vence-se a rejeição, transforma-se inimigos em amigos e, mais do que isso, transforma-se amigos em irmãos. O amor quebra barreiras, suspeitas, dúvidas, e cria pontes nos corações que facilitam a entrada em suas almas. É o amor que faz superar a solidão do dia a dia.

Quando Presidente de uma grande empresa farmacêutica, resolvemos publicamente demonstrar nosso amor pelos nossos clientes. Adesivos foram produzidos e colocados nos vidros dos carros de todos os colaboradores da empresa. Diziam: Nós amamos nossos médicos. A iniciativa não pretendia nada mais do que convidar todos a vivenciarem a cultura da empresa, de excelência na prestação de serviços e de verdadeiro carinho e respeito pelos médicos.

Em cada encontro, seja com quem for, dirija-se a essa pessoa mentalmente e, em silêncio, diga: “Eu te amo”. O simples fato de dizer algo positivo vai fazer com que o seu corpo libere endorfinas. Seus olhos vão brilhar, seus lábios sorrirão e, com certeza, um bem-estar muito grande invadirá o seu corpo. E quem vai dizer “não” quando sentir toda esta energia positiva, a sinceridade e o seu interesse em realmente ajudar?

Não esqueça: ninguém consegue dar amor se não tiver amor dentro do coração. Você tem que se amar antes de dar amor. Acredito que ter amor incondicional pelo cliente é a forma mais eficaz de criar e manter excelentes relacionamentos, por uma razão muito simples: você vai se dedicar totalmente, assumir responsabilidades e se comprometer com o sucesso total desse relacionamento. Volto a usar um exemplo que é muito conhecido pela maioria das pessoas – o amor incondicional dos pais pelos filhos. A maioria dos pais sabe da importância de se ter um ótimo relacionamento com os filhos. Mas como eles fazem isso?

1º) Procuram descobrir tudo que os levem a ter um excelente relacionamento com os filhos. De posse desta informação, começam a transformá-la em ação.

2º) Procuram saber o que motiva os filhos, as coisas de que gostam e não gostam, e concentram-se nas coisas que os filhos mais apreciam.

3º) São os pais que assumem total responsabilidade pelo sucesso do relacionamento, ou seja, por terem amor incondicional, se dedicam de corpo e alma a esse relacionamento. Tratam os filhos com respeito e bondade, independentemente se merecem ou não.

4º) Não deixam que nada de negativo que os filhos digam ou façam venha a afetá-los, procurando sempre ver o lado positivo do que foi dito, ignorando o lado negativo, sempre mantendo a ternura, o amor e o carinho.

5º) Nunca esperam nada em troca e, para isso, procuram manter as suas expectativas de reconhecimento próximas de zero, pois assim nunca se decepcionarão.


Algumas vezes, o relacionamento pode se tornar difícil e desafiador. Nessas situações, os pais evitam demonstrar superioridade ou arrogância, pois sabem muito bem que isso não os aproxima dos filhos, mas afasta. Evitam dizer que sabem muito mais, que estão sempre certos, que têm mais experiência ou que querem ensinar alguma coisa. Em vez disso, procuram se colocar numa posição de igualdade, procurando entender a situação dizendo “Acho que não entendi direito”, “Vamos ver se encontramos a solução para esta situação”. Em outras palavras:  procuram demostrar interesse genuíno em resolver o problema.

O curioso e, talvez, um grande paradoxo, é que toda vez que se assume a responsabilidade pelo relacionamento, a outra pessoa, frequentemente, também acaba fazendo o mesmo. Assim, o retorno e o reconhecimento são totais. Experimente trazer isso para a sua vida e para a sua realidade profissional. Toda vez que apliquei o principio do amor incondicional com meus clientes, o relacionamento superou minhas expectativas e o sucesso foi garantido!

Nenhum comentário: