Todo
profissional de Vendas tem dois objetivos principais: 1) manter os negócios
atuais; e 2) procurar sempre conquistar novos negócios e novos clientes.
Mantendo os negócios atuais, você mantém suas Vendas, mas é conquistando novos
negócios que você cresce e expande.
Aqui, vamos falar um pouco sobre como lidar com a concorrência, conquistar
novos negócios e novos clientes.
Para
o vendedor, conseguir a aceitação de um cliente a um novo produto ou serviço é
uma tarefa muito difícil. Quantas vezes já ouvimos um cliente dizer: “Estou muito satisfeito com o produto que
utilizo e não tenho motivos para trocá-lo!”. E isso parece indicar o status
definitivo, ou seja, que o cliente está dizendo que não vai trocar o produto
que está usando por outro. É verdade que existem inúmeros clientes que não são
abertos a mudanças. Estou falando daquele mais conservador, que não gosta de
mudar, que prefere manter o status quo
a investir em uma proposta nova e assumir riscos. Tal cliente costuma dizer: “Time que está ganhando não se mexe!”.
Contudo,
a história nos mostra que são as mudanças que trazem o progresso. E que tudo –
ou quase tudo – pode ser mudado. Até o posicionamento resistente de um cliente
superconservador.
Por
experiência própria, posso dizer que o diálogo é uma estratégia-chave para
vencer este tipo de resistência, desde que tenha conteúdo, com frases sempre
bem construídas e palavras bem colocadas.
Estou falando de diálogo e não de monólogo, já que a maioria dos
vendedores quer tanto impor o seu ponto de vista que acaba não escutando e só
falando. Ao invés de estimular uma discussão produtiva e uma maior empatia com
o interlocutor, gera mais obstáculos e conflitos.
O
economista francês Frederic Bastiat, defensor fervoroso do livre comércio no
século XIX, costumava dizer: “Destruir a concorrência é matar a inteligência”.
Empresas de pequeno e médio porte normalmente têm uma postura muito mais
agressiva ao brigar por fatias de mercado do que empresas maiores e bem mais
estruturadas. É comum vê-las se degladiando por um ponto de market share, adotando, às vezes,
práticas como o dumping (vender
abaixo do preço de custo), só para evitar que o concorrente tire o pedido em
seu lugar. Outras vezes, utizam-se de práticas não éticas ou mesmo ilegais. Não
se dão conta de que este tipo de comportamento funciona como um tiro no próprio
pé!
O
resultado inicial pode até ser uma venda, mas a um custo muito alto e com pouco
ou nenhum resultado a médio e longo prazos. A concorrência pode e deve existir.
Muitas vezes, ter um concorrente ajuda a aumentar as Vendas. Lembro do
lançamento de um medicamento que era único, sem concorrentes. Por ser uma
molécula nova e não conhecida, investiu-se muito para desenvolver o conceito.
Se tivesse um concorrente, provavelmente ajudaria a divulgar o conceito e, de
certa forma, a expandir o mercado.
Portanto,
ter um concorrente, um rival, pode ser fator positivo, ao invés de negativo,
pois pode estimular o seu desenvolvimento. A atriz Whoopy Goldberg, ao receber
um prêmio importante em sua carreira, disse: “Quero agradecer aos meus inimigos por me darem energia para acordar
mais cedo. Eles me obrigam a evoluir!”.
Agradeça
por ter um concorrente, analise suas críticas, procure melhorar seus pontos
fracos e aperfeiçoar seus pontos positivos. Prepare-se para enfrentar a
concorrência com alegria e bom humor. Descarte qualquer sentimento de ódio que
aparecer. Seja sempre genuíno. Vencer o concorrente também é um objetivo a ser
perseguido, contudo, aqui não pode valer a máxima do “sucesso a qualquer
custo”.
De
um lado, temos o efeito commodities,
com produtos e servicos cujas funcionalidades são muito similares; de outro, há
o poder crescente do consumidor, que são os que definitivamente dão as cartas e
ditam a decisão final. Você deve, então, estar se perguntando: como, afinal, é
possível vencer a concorrência? Aqui vão algumas dicas que já experimentei com
sucesso e recomendo:
1- Seja sempre honesto! Não perca tempo lendo as demais
dicas se você não pretende seguir esta. Os maiores vendedores que conheci em
minha vida não mentiam nem deixavam de falar a verdade aos clientes. Você pode
se questionar: “Mas se todos os
concorrentes mentem, por que vou ser honesto? Assim não vou vender nada”.
Errado! Quanto mais honesto você for, mais você vai vender. Acredite!
2- Amplie e atualize seus conhecimentos investindo em
treinamento. É muito importante conhecer a fundo seus produtos, serviços e seus
diferenciais, bem como compreender e dominar as particularidades do mercado em
que a sua empresa atua. Esta é a base para estabelecer um diálogo consistente,
assim como ter argumentos significativos para convencer o cliente a se decidir por
uma compra.
3- Imagem pessoal é tudo! Qualquer negociação de Vendas
requer uma relação interpessoal e, neste sentido, a aparência é extremamente
importante, por traduzir muitos significados. Estou falando do marketing de
percepção. Na intenção de atrair a atenção e a confiança do cliente, é
fundamental cuidar bem da própria imagem. Por outro lado, o cliente vê a
empresa através de quem a representa, ou seja, você. Daí a importância de
sempre causar uma boa impressão. Lembre-se: o representante de Vendas é o
cartão de visita da empresa. É quem personifica a imagem da empresa.
4- Procure sempre cultivar um relacionamento excepcional
com os seus clientes. Esta é, sem dúvida, a melhor forma de conquistar e
fidelizar os clientes. Fazendo isso, você não só irá conquistar a confiança dos
clientes como também criará um relacionamento sólido, duradouro e difícil de
ser quebrado pela concorrência. Desenvolver um bom relacionamento é a melhor
forma de bloquear os concorrentes.
5- Seja sempre ético! Valorize os diferenciais e
benefícios do seu produto e nunca critique nada ou ninguém. É muito mais
produtivo do que tentar manchar a imagem dos seus concorrentes. Com isso, você estará
mostrando claramente que tem padrões éticos de conduta, e o seu cliente irá
respeitá-lo ainda mais.
6- Sempre que possível, tenha o produto disponível. Pode
parecer óbvio, mas isso realmente faz uma grande diferença. Poder demonstrar o
seu produto ajuda na venda. Outro fator importante é cumprir com o prometido,
ou seja, entregar o produto ou serviço na data combinada, sem atrasos ou
desculpas.
7- Lembre-se de que a luta com a concorrência é
constante. Esteja sempre atento às movimentações do mercado e das empresas com
as quais você concorre, sem esquecer que eles devem estar monitorando os seus
passos da mesma forma. Um olho no mercado, outro na concorrência!
8- Seja paciente. É impossível mudar as estações do ano,
da mesma forma que é impossível mudar uma percepção em apenas uma visita.
9- Valorize e sempre respeite o seu cliente. Isso
significa saber escutar. Como já mencionei aqui, Deus nos deu dois ouvidos e
uma boca porque temos que escutar muito mais do que falar. Escutar as dúvidas,
receios e ansiedades. Se só você fala, como vai descobrir as necessidades do
cliente e saber se o produto que quer vender é bom ou não para ele?
10-
Aja sempre com
profissionalismo e dedicação!
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